China cria High Definition DVD (CH-DVD)

High Definition DVD A China resolveu adotar a sua própria versão para o padrão HD DVD, chamada China High Definition DVD (CH-DVD).

Desenvolvido pelo Optical Memory National Engineering Research Centre ( OMNERC), um consórcio entre universidades, indústria e órgãos federais chineses, o CH-DVD utiliza seu próprio padrão de codificação de vídeo, o AVS, um codec que apesar de incorporar alguns elementos do MPEG-2, difere bastante do padrão MPEG e VC-1. E, segundo o site BetaNews, os chineses sem juntaram ao DVD Forum em um novo grupo, que será chamado de China High Definition DVD Industry Association (CHDA), para trabalhar a validação de uma especificação para o novo formato de alta definição.

De acordo com o site TG Daily, acredita-se que o CH-DVD tenha mais recursos de proteção anticópia que seus concorrentes, o que seria um grande passo para um país conhecido por sua pirataria em larga escala. Além disso, os players de HD DVD seriam capazes de rodar filmes CH-DVD e vice-versa. Essa capacidade incentivaria a produção de aparelhos não só para o consumo interno da China, como é previsto até o momento, mas também para o resto do mundo, barateando o valor final do produto em relação à concorrência, com preços “tipicamente chineses”, lembrou o BetaNews.

A China High Definition DVD Industry Association (CHDA) informou ainda que fará um grande esforço para lançar o player de CH-DVD no mercado chinês em 2008, aproveitando as Olimpíadas de Pequim, que acontecem em agosto. Com isso, os primeiros modelos poderão ser apresentados durante a próxima edição da Consumer Electronics Show (CES), em janeiro.

Será que vai pegar? Vamos aguardar para ver quem se da bem nesta briga até hoje indefinida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: