Que tal tirar fotos em uma Câmera Gigapixel?

gigapixel.jpg

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, em parceria com cientistas do Centro de Pesquisa Ames, da NASA, construíram um dispositivo robótico de baixo custo que permite que qualquer câmera digital produza impressionantes panoramas com resolução da ordem de gigapixels (bilhões de pixels), chamados GigaPans.

O hardware, desenvolvido e produzido pela companhia Charmed Labs, é composto por um equipamento em forma de tripé capaz de registrar centenas de imagens sobrepostas que, com o software, podem ser ordenadas em seqüência e alinhavadas digitalmente em uma única foto com dezenas de bilhões de pixels.

A tecnologia possibilita uma nova forma de fazer e compartilhar imagens e pode ser usada a partir do site www.gigapan.org, onde os internautas são incentivados a fazer o upload e explorar as imagens panorâmicas em qualquer formato.

Além disso, em parceria com a Google, foi desenvolvida uma camada GigaPan no Google Earth, que permite que os usuários explorem o mundo através dos panoramas GigaPan.

Os pesquisadores acreditam que o sistema GigaPan poderá ajudar em projetos educacionais, além de contribuir para o trabalho de ecologistas, biólogos e outros cientistas.

Uma resposta

  1. eu quero uma máquina dessas….🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: