Memória nanotecnológica armazena até 128Gb

Tecnologia baseada em nanotecnologia expande para 128 GB capacidade dessa memória.
Essa alternativa ao disco rígido é considerada mais barata e consome menos energia.memflash.jpg 

A Samsung Electronics anunciou nesta terça-feira (23) o desenvolvimento de uma tecnologia que aumenta a capacidade de armazenamento da memória flash — alternativa que já substitui discos rígidos em equipamentos portáteis, como alguns modelos do iPod. A novidade, que deve chegar ao mercado em 2009, tem 128 GB de memória.

Com essa capacidade, exemplifica a empresa, seria possível armazenar 80 filmes em alta definição e 32 mil arquivos de música no formato MP3. O tocador iPod com maior capacidade de armazenamento (160 GB) utiliza disco rígido, pois atualmente a memória flash tem capacidade limitada. Se a novidade da Samsung for tudo o que a companhia promete, esse cenário deve mudar.

A empresa definiu a novidade como um “salto à frente”. O que a companhia fez foi criar um chip de memória flash com 64 gigabits que, combinado em grupos de 16, forma uma memória de 128 GB. “Essa é a maior capacidade de armazenamento de um desses chips já desenvolvido em todo o mundo”, afirmou Kwon Hyosun, gerente sênior da Samsung, à agência de notícias France Presse.
A memória flash tem como vantagem ser mais leve e mais barata, se comparada ao disco rígido. Ela também consome menos energia, o que pode ser um fator importante quando considerados aparelhos portáteis.

Para desenvolver o chip de 64 gigabits, a companhia utilizou um processo baseado na nanotecnologia (um nanômetro é a bilionésima parte de um metro; um fio de cabelo tem cerca de 80 mil nanômetros de espessura). De acordo com a Samsung, o novo produto poderia criar um mercado de US$ 20 bilhões até 2011, criando novas aplicações para diversos itens multimídia, como tocadores, câmeras digitais e telefones celulares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: